domingo, 19 de janeiro de 2014

Como construir um PC pt.1


Quais são os componentes de um PC? 


Para ver como se constrói um PC, para jogar ou para uso casual, vamos começar com os componentes que se juntam para criar a máquina. Este artigo é somente sobre os componentes gerais de um PC, e  num próximo artigo, vamos passar pelo processo de montagem de um PC. De seguida estão os componentes comuns para PCs:


Componentes principais: 


  • Caixa - A caixa do computador, também conhecido como chassi do computador, torre, unidade do sistema, unidade de base ou simplesmente caixa é o "recinto" que contém a maioria dos componentes de um computador (normalmente excluindo o monitor, teclado e rato). A maioria das caixas vêm com aberturas para ventilar o interior da máquina e cabos para ligar as entradas frontais à placa-mãe (USB e entrada para microfone/fones).




  • Fonte de alimentação - também conhecido como PSU (power supply) ou bateria . A maioria das baterias vêm com todos os cabos que precisa já instalados e só precisa de ligar aos componentes em si, mas se pagar um pouco mais pode obter uma fonte de alimentação modular, onde tem que conectar os cabos à mão. As vantagens desta são puramente estéticas porque não vão haver cabos à solta que sobram mas também vai eliminar outros problemas como pouca ventilação na caixa devido a um molhe de cabos soltos.
Regular PSU








Modular PSU





  • Placa-mãe - A placa de circuito principal dentro do PC é a placa-mãe. Todos os componentes ,internos e externos, vão conectar à placa-mãe, de alguma forma. Os outros componentes listados nesta publicação são removíveis e, portanto, substituíveis sem substituir a placa-mãe.






  • Unidade central de processamento (CPU - central processing unit). A CPU, muitas vezes chamado apenas processador, é o componente que contém o microprocessador. Esse microprocessador é o coração de todas as operações do PC, e o desempenho do hardware e do software contam com o desempenho do processador. Intel e AMD são os maiores fabricantes de CPUs para PCs, mas pode encontrar outras fabricantes no mercado, também. As duas arquitecturas comuns CPU são 32-bit e 64-bit, e vai descobrir que um determinado software conta com esta distinta arquitectura. Cada placa-mãe suporta apenas um tipo específico de CPU, então deve verificar as especificações do fabricante da placa-mãe antes de tentar substituir ou actualizar o processador do seu computador. CPUs modernos também têm um dissipador de calor e  um pequeno ventilador que encaixa diretamente no topo da CPU para ajudar a dissipar o calor.
A soqueta onde o processador encaixa na placa-mãe





  • Random Access Memory (RAM) - Mesmo o processador mais rápido precisa de uma "ajuda" para armazenar informações enquanto está a ser processada. Tanto quanto existe espaço de armazenamento disponível na forma de um disco rígido ou memória flash é sempre necessário uma certa quantidade de memória RAM e, claro, mais memória melhor é o desempenho. Embora haja diferentes velocidades de RAM (que vamos falar melhor noutro post), a velocidade mais comum é 1600MHz.





  • Drives - Uma drive é um dispositivo destinado a armazenar dados quando não estão em uso. A unidade de disco rígido (HDD) ou unidade de estado sólido (SDD) armazenam o sistema operacional de um PC e software, o que veremos melhor depois. Se não sabe a diferença entre uma SSD e uma HDD veja o meu post em que eu falo sobre os dois e comparo-os. Esta categoria (drives) também inclui discos ópticos, como os usados ​​para leitura e gravação de CD, DVD e Blu-ray, mas estes não são propriamente componentes primários.



Hard Disk Drive
Solid State Drive












  • Sistema operacional - Bem, um sistema operacional não é realmente um componente, mas eu decidi colocá-lo aqui de qualquer maneira. Para escolher o sistema operacional  tem que considerar o que vai fazer neste PC. Em geral, eu recomendo o Windows 7 e não 8 ou 8.1. Escolher entre as diferentes versões do Windows 7, aí é que fica complicado. Há três versões principais: Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate, o que eu falo na minha publicação "Windows 7 vs Windows 8".


Componentes opcionais:


    Esta placa é a mais rápida do mundo
  • Placa de vídeo - Para entender a placa de vídeo ou placa gráfica ou até mesmo Graphics Processing Unit (GPU) que tem que entender o seguinte. As imagens que se vê no monitor são feitas de pontos minúsculos chamados pixels. Na maioria das configurações comuns de resolução , o monitor exibe mais de um milhão de pixels e o computador tem que decidir o que fazer com cada um , a fim de criar uma imagem. Para fazer isso, ele precisa de um tradutor - alguma coisa para levar dados binários da CPU e transformá-lo numa foto que pode ver . A menos que um computador tenha capacidade gráfica construída na placa-mãe (que a maioria tem), a tradução acontece na placa de vídeo. Criando uma imagem de dados binários é um processo exigente. Para fazer uma imagem 3- D, a placa de vídeo primeiro cria uma armação de arame de linhas retas. Em seguida, ela rasteriza a imagem (preenche os pixels restantes). Ele também adiciona iluminação, textura e cor. Para os jogos de ritmo rápido, o computador tem que passar por esse processo cerca de sessenta vezes por segundo. Sem uma placa de vídeo para realizar os cálculos necessários, a carga de trabalho seria demais para o computador aguentar. É por isso que, se construí-se um PC para jogar que teria que comprar uma placa de vídeo porque os gráficos que vêm da CPU não é suficiente, e, claro, se a placa de vídeo tem mais memória melhor performa.




  •  Placa de Som - Antes da invenção da placa de som, um computador poderia fazer um som - um bip. Embora o computador podesse mudar a frequência e duração do sinal sonoro, não podia alterar o volume ou criar outros sons. Primeiro, o bip agia principalmente como um sinal ou um aviso. Mais tarde, os produtores criaram música para os jogos de PC mais antigos que usavam sinais sonoros de diferentes alturas e comprimentos. Agora, um computador com uma placa de som pode fazer muito mais do que apenas bip. A placa de som pode produzir áudio 3-D para jogos ou reprodução de som para DVD. Também pode capturar e gravar o som a partir de fontes externas.






  • CD/DVD/Blu-ray Drive - Este é um componente opcional, pois pode usar um CD/DVD leitor/gravador externo, mas, na minha opinião, se precisa mesmo de um (CD/DVD Leitor/Escritor) um interno vai ser mais conveniente do que um externo com fio. Pode usar o que quiser, um CD/DVD leitor/gravador ou um Blu-ray leitor/gravador, mas tenha em mente que um Blu-ray leitor/gravador que vai ser mais caro.
CD/DVD leitor/escritor



Blu-ray leitor/escritor





Componentes externos:




  • Colunas - Claro que pode usar uma placa de som, mas não é tão bom como o uso de colunas, porque o aumento da qualidade de áudio e som "surround" vale o dinheiro extra.


  • Monitor - Pode usar qualquer monitor com qualquer resolução, mas para determinadas tarefas, recomenda-se certos monitores e resoluções, por exemplo para jogos que deve comprar um 1920 x 1080 (Full HD 1080p) monitor, de preferência sem nenhum atraso de entrada para um melhor desempenho em jogos. Se só quer um PC para fins casuais pode comprar qualquer monitor com qualquer resolução, mas eu recomendo pelo menos um montior 720p(HD). Pelo contrário, se trabalhar com fotografia ou edição de vídeo deveria comprar um monitor de alta densidade de pixels com grande cor e contraste.


  • Teclado - Para um teclado que pode usar o que quiser e pode comprar um teclado barato, sendo um teclado chiclete ou um teclado mecânico. Mas, para jogar eu sugiro que exprimente usar um teclado mecânico e se leva mesmo jogar no PC a sério eu sugiro um teclado mecânico Razer BlackWidow (vou revê-lo noutro post). 





    Razer Deathadder
  • Rato - Para o rato é o mesmo que para o teclado. Pode comprar o que quiser realmente, mas, novamente, se vai querer jogar eu sugiro que procure um rato especifico para jogar. Na minha opinião, se fosse o meu dinheiro, eu iria com o Razer DeathAdder.




As ferramentas que são úteis quando a montagem de um PC?

As seguintes ferramentas são úteis e algumas são cruciais quando montar um PC. Eu recomendo que compre tudo este equipamento na Amazon, simplesmente porque é mais barato, na verdade, todas estas peças que eu falo são recomendadas para serem adquiridas na Amazon.


  • Pulseira Anti-estática - uma pulseira anti-estática é um dispositivo anti-estática usada pelas pessoas que trabalham com equipamentos electrónicos muito sensíveis, para evitar o acumulo de electricidade estática no seu corpo, o que pode resultar numa descarga electrostática. Se está construindo um PC num quarto da sua casa com tapetes deve definitivamente usar isto.




  • Chave de fendas Philips - uma chave de fendas Philips é uma necessidade quando estiver a montar um PC, porque precisa para montar todos os parafusos e desmontar-los quando colocados incorrectamente. Provavelmente já tem esta chave de fendas em sua casa, mas no caso de não ter elas são muito baratas em todas as lojas de ferramentas.

0 comentários:

Enviar um comentário