sexta-feira, 7 de março de 2014

O que é "overclocking"?

Overclocking é o termo que se dá ao processo de fazer com que os teus aparelhos electrónicos desempenhem melhor ou mais rápido que o fabricante pretendia. Todos os aparelhos electrónicos modernos tem processadores e em todos o desempenho é ditado pela arquitectura e pela frequência (clockspeed) definida por hertz, megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). E é daí que o termo vem, tens a clockspeed e vais aumenta-la sob as recomendações do fabricante para melhorar o desempenho. Isso é óptimo vou já fazer - dizes tu - não... Overclocking pode resultar num super-aquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de uma maneira incorrecta . Para que isso não aconteça podes aumentar a voltagem mas isso resulta de um maior consumo de energia e de uma maior produção de calor. Ou então podes arrefecer os componentes que vais fazer overclocking usando grandes ventoinhas ou usando arrefecimento líquido, mas isso implica gastares mais dinheiro e mesmo, no caso de arrefecimento líquido, danificares os componentes. Ainda o queres fazer? Bem eu não o recomendo e não o faria se tivesse oportunidade porque não estou disposto a correr os riscos quando já tenho um aparelho que funciona perfeitamente e que faz o que eu quero sem problemas. Só o recomendaria se já o tivesses feito antes, se o fizesses com um profissional ou se precisasses mesmo de esse desempenho extra.
Se gostaram por favor votem no meu questionário no lado direito da página e divulguem este site, porque no fundo estão a me ajudar muito se o fizerem. Se quiserem saber mais sobre mim visitem a página Sobre Mim


0 comentários:

Enviar um comentário