segunda-feira, 3 de março de 2014

O que é SLI?

Ponte SLI
SLI ou Scalable Link Interface é uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que te permite usar duas ou mais placas gráficas em conjunto para teoricamente duplicar, triplicar ou mesmo quadruplicar o desempenho e os FPS enquanto jogas. Só funciona com placas gráficas baseadas no mesmo processador gráfico e com a mesma quantidade de memória. Ou seja, podes usar duas Asus GTX 780s em SLI porque são iguais, podes usar uma Asus GTX 780 e uma EVGA GTX 780 em SLI porque embora não sejam do mesmo fabricante têm as duas o mesmo processador gráfico (GTX 780) e porque têm as duas a mesma memória gráfica (3GB). Com isso em mente não podes juntar uma placa gráfica com 2GB e com uma com 4GB em SLI ou uma GTX 560 com uma GTX 770, simplesmente não vai funcionar e podes estragar o teu PC. Pode parecer complicado para uns mas é mais simples que parece. Vais precisar de um sistema operativo compatível com SLI (tenho a certeza que Windows 7 e 8 são), uma placa-mãe compatível e preparada para SLI com duas entradas de PCI-Express (PCIe), uma ponte SLI que é o conector que liga as duas placas entre si, e uma fonte de alimentação com energia suficiente para aguentar a quantidade de placas gráficas que vais usar. A vantagem é óbvia: o melhor desempenho. Apesar que seja raro duas placas gráficas duplicarem o desempenho e ainda mais raro 3 triplicarem, o desempenho de placas gráficas em SLI é notavelmente melhorado. No entanto também há desvantagens de SLI. A primeira sendo o preço, obviamente duas placas gráficas vão custar o dobro e não vais receber o dobro do desempenho. Outras desvantagens que tenho que referir são o facto que com mais placas gráficas vais consumir mais energia e formar mais calor portanto tens que garantir que a fonte de alimentação é adequada e que a ventilação da caixa é adequada. No final de contas se tivesse a oportunidade eu usaria duas placas gráficas em SLI porque desempenha melhor que qualquer uma só desempenharia.
GTX 770 vs GTX 770 SLI
Se gostaram por favor votem no meu questionário no lado direito da página e divulguem este site, porque no fundo estão a me ajudar muito se o fizerem. Se quiserem saber mais sobre mim visitem a página Sobre Mim

0 comentários:

Enviar um comentário